Friday, December 23, 2005

"Com o coração a rebentar de ternura..."

Jesus nasceu em mim mais cedo. Adiantou-se nos dias e nasceu ontem ...
Ontem foi uma noite e tanto! Eu a Rute, a Liliana e o Fábio fomos para a Falagueira ajudar o grupo de jovens de lá a preparar o jantar de Natal para pessoas carenciadas. O meu, ó melhor, o nosso, muito obrigado a este grupo que tao bem nos recebeu e nos proporcionou esta experiencia.
No jantar mesmo, o trio maravilha esteve a tomar conta da mesa das crianças e o homem do grupo foi o Homem do lixo.
Divertimo-nos bastante mas a experiencia foi mais que isso, foi qualquer coisa que nos tocou e que nao encontro palavras para descrever o que me fez, e que ainda faz. Sinto-me alegre e triste, sinto vontade de sorrir e de contar a todo o mundo mas ao mesmo tempo tenho vontade de chorar. Sinto-me feliz por ter contribuído para por uma noite fazer um grupo de pessoas mais felizes. Pensei, como é bom quando fazemos alguém feliz, agora multipliquem por uma centena de pessoas, e ainda por cima pessoas com uma vida que nenhum de nós pode imaginar. Ou melhor, só pode mesmo imaginar e ainda bem.Sinto-me triste porque sei que o que fizemos foi muito pouco, foi como deitar uma gota de água num deserto. Fizemo-los felizes por umas horas mas eles precisavam de bem mais. Nao consigo descrever a emoção que foi dar o jantar à boca ao Flávio, pegar na Raquel ao colo, levar festas do Bruno, sorrir para a Ana, brincar com o Ivo, receber "obrigados" e" se faz favor" de quase todos. Enfim esquecer a regra de : o que eles tocam voces nao podem tocar a seguir por motivos de saúde e mostrem que têm que vos respeitar, gritem se for preciso nenhum de nós cumprio, pelo menos com as crianças e elas respeitaram-nos na mesma.
Acho...não...tenho a certeza que os que fomos representámos bem os Lúmen, no entanto, por muito que vos tenhamos representado, jamais vos podemos fazer sentir o que sentimos, e sentimos muito...
Foi a minha última tarefa como membro dos lúmen este ano e foi uma das que mais mexeu comigo.
Hoje passei por uma das raparigas a quem dei jantar e ela reconheceu-me, sorrio-me e comprimentou-me, e eu sou feliz, porque como diz a Liliana é assim que vemos que de facto valeu a pena todo o esfroço e trabalho. E sabem, valeu mesmo a pena!
Um santo Natal a todos.

1 comment:

marta* said...

catia,
o meu muito, muito obrigada por teres partilhado a experiencia conosco. concerteza que os 4 vao ter oportunidade de a contar nos Lumen. eu e Sónia tb nos devirtimos qual renas a distrubuir prendinhas de Natal...enche o coração...de ternura...rabanadas de beijinhos
Marta